Enviar inquérito
notícias da empresa Notícias da indústria

notícias da empresa

>   Centro de notícias  /   notícias da empresa

Por que a moldagem por compressão é usada no processo de compósitos SMC?

Join Date: 2023-04-07

A moldagem por compressão SMC (Sheet Molding Compound) é um processo de fabricação usado para produzir materiais compostos. Envolve a compressão de uma mistura pré-preparada de fibras cortadas, normalmente vidro ou carbono, e uma resina termofixa, como poliéster ou epóxi, entre dois moldes aquecidos para criar uma peça acabada.

O processo de Moldagem por compressão SMC:

1. 1.Preparando o SMC: O Composto para Moldagem de Folhas é normalmente produzido pela mistura de fibras picadas (como vidro ou carbono) com uma resina termoendurecível, juntamente com outros aditivos, como enchimentos, pigmentos e agentes desmoldantes. A mistura é tipicamente na forma de uma folha ou esteira.
  2. 2. Colocação do SMC no molde: A chapa SMC é colocada no molde, que geralmente é feito de aço e consiste em duas metades que podem ser abertas e fechadas. O molde é normalmente revestido com um agente desmoldante para evitar que o SMC grude no molde durante o processo de cura.
  3. 3. Fechamento do molde: As duas metades do molde são fechadas e a pressão é aplicada para comprimir a folha SMC. A pressão é normalmente aplicada hidraulicamente e pode variar de várias centenas a vários milhares de libras por polegada quadrada (psi), dependendo do material específico e dos requisitos da peça.
  4. 4.Aquecimento e cura: O molde fechado, com o SMC comprimido, é aquecido a uma temperatura específica, normalmente na faixa de 120 a 180 graus Celsius (250 a 356 graus Fahrenheit), dependendo da resina utilizada. O calor faz com que a resina termofixa cure e endureça, formando uma peça composta sólida.
  5. 5. Resfriamento e desmoldagem: Após a conclusão do processo de cura, o molde é resfriado e a pressão é liberada. O molde é então aberto e a peça SMC acabada é desmoldada. A peça pode exigir corte, perfuração ou outras operações de pós-processamento adicionais para obter a forma e o acabamento finais desejados.

moldagem smc

Então, por que usamos tecnologia de compressão na fabricação de produtos SMC?

O principal motivo é que ele permite um controle preciso sobre a modelagem e a cura do material composto, resultando em peças acabadas de alta qualidade com propriedades desejáveis. O processo de compressão envolve a aplicação de pressão à chapa SMC durante o processo de moldagem, o que oferece várias vantagens:

• Pressão consistente e uniforme: A moldagem por compressão garante que a pressão seja aplicada uniformemente em toda a superfície da chapa SMC, resultando em uma distribuição consistente e uniforme da resina e das fibras. Isso ajuda a obter dimensões, espessura e propriedades mecânicas consistentes da peça em toda a peça acabada.
  • Eficiente impregnação de resina: A pressão aplicada durante a compressão ajuda a resina a impregnar completamente as fibras na folha de SMC, garantindo uma boa umidade e uma ótima proporção de resina para fibra. Isso resulta em um material compósito com propriedades mecânicas uniformes e características de resistência e rigidez aprimoradas.
  • Vazios e porosidade reduzidos: A moldagem por compressão minimiza a ocorrência de vazios ou porosidade na peça acabada. A pressão aplicada durante a compressão ajuda a eliminar as bolhas de ar ou gás que podem ficar presas na chapa SMC, resultando em uma peça composta mais densa e de maior qualidade com defeitos reduzidos.
  • Consolidação de peças aprimorada: a moldagem por compressão permite a consolidação de várias camadas ou seções de chapas SMC em uma única peça durante o processo de moldagem. Isso pode resultar em peças com recursos integrados, como nervuras, ressaltos e reforços, que podem melhorar a resistência da peça e reduzir a necessidade de etapas adicionais de montagem.
  • Controle sobre a espessura da peça: A moldagem por compressão permite um controle preciso sobre a espessura da peça acabada ajustando a folga entre as metades do molde e controlando a quantidade de material SMC usado. Isso permite a produção de peças com espessura consistente e precisão dimensional.

Molde de placa de pé SMCmolde caixa coletoraMolde para cocho SMC

No geral, a moldagem por compressão é um processo bem estabelecido e amplamente utilizado para compósitos SMC devido à sua capacidade de produzir peças de alta qualidade, complexas e consolidadas com excelentes propriedades mecânicas. A moldagem por compressão SMC é comumente usada nas indústrias automotiva, aeroespacial e de construção, entre outras, para produzir peças compostas leves e de alta resistência com formas complexas e excelentes propriedades mecânicas. Oferece vantagens como alta eficiência de produção, excelente reprodutibilidade de peças e capacidade de produzir peças grandes e integradas em um único processo de moldagem.

Como um fabricante de moldes profissional e mundialmente famoso, o MDC Mould é especializado em moldes SMC, moldes de compressão. Se você tiver alguma necessidade, forneceremos a melhor solução. Sinta-se à vontade para nos perguntar.

Contacte-nos

Rede fixa: +86 576 84616076

Rede móvel: +86 13906573507(Sr. Wang)

Endereço: Número 116, Rua Mochuang, Rua Xinqian de Huangyan, Taizhou, Zhejiang, China.

Direito autoral © 2020 Moldes de Compressão, Molde de Material Composto, Molde SMC/BMC/GMT/LFT | MDC Mould  Sitemap